Representantes do Controle Externo do Brasil se reúnem em João Pessoa no II CITC: evento tem presidente do STF e autoridades internacionais entre palestrantes

O II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que acontece em João Pessoa, no Centro Cultural Ariano Suassuna (TCE-PB), foi iniciado neste dia 9 de novembro, com uma programação destinada aos encontros e reuniões técnicas.  O II CITC se encerra na sexta-feira (dia 12/11), às 10h00, com palestra do ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal. O evento tem como tema central ‘Os Tribunais de Contas e o mundo em transformação’.

A partir das 9h00, neste dia 10/11, serão iniciadas as atividades de credenciamento. A palestra magna de abertura será proferida por Alma Carmenza Erazo Montenegro, Auditoria Geral da República da Colômbia, sobre ‘Auditoria operacional: um estudo macro fiscal para a boa governança’.

Além da palestrante colombiana, outros especialistas do direito e do Controle Externo Internacional participarão do evento: Francisco Balaguer Callejon, professor da universidade Granada, Espanha; Amilcar Mujovo Ubisse, Juiz Conselheiro Presidente da Segunda Subsecção de Contas Públicas de Moçambique; e Mariana Canotilho, professora da Universidade Coimbra, Portugal.

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, além de anfitrião, é um dos parceiros na realização do II CITC. Além da Atricon, do IRB e do TCE-PB, o evento reúne, como realizadores, outras entidades do Sistema Tribunais de Contas: Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Conta (Audicon); Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom); e Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

O CITC – O evento é resultado da fusão dos dois maiores eventos do Controle Externo brasileiro: o Congresso dos Tribunais de Contas, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil da (Atricon), com o Congresso Internacional de Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB), que antes aconteciam isoladamente.

Confira a programação e informações do II CITC em: https://citc2021.com.br/citc2021

Ascom Atricon (Ridismar Moraes), em 09 de novembro de 2021