Inovação e Ética como instrumentos de transformação
A próxima edição da Revista do TCU nos apresenta um grande desafio. E como toda provocação saudável, vai nos estimular à reflexão e à busca por mudanças. A proposta da edição 133 é discutir os temas “Inovação e Ética” enquanto agentes transformadores da atividade de Controle Externo. A palavra Inovação é derivada do termo latino “innovatio” e significa novidade ou renovação. Ética vem do grego “ethos” e se refere a um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana.
O objetivo da edição de setembro é justamente mostrar que esses conceitos precisam caminhar juntos. Isso porque não buscamos apenas aperfeiçoar a nossa atividade de fiscalizadores de gastos e defensores do interesse público. Queremos inovar em consonância com princípios legais, éticos e de transparência.
A inovação, ao contrário do que muitos podem supor, está fortemente associada a questões éticas, uma vez que tem a capacidade de promover ou frustrar o bem-estar das pessoas. Nesse contexto, a ética se torna uma ferramenta importante para avaliar os objetivos da inovação, o processo pelo qual ela ocorre, assim como mensurar os resultados produzidos pela implementação de mudanças.
É, portanto, com grande satisfação que anuncio esta chamada para publicação de artigos. Desde já, o meu muito obrigado pela contribuição e estejam certos de que a Revista do TCU está sempre aberta àqueles que se preocupam hoje em pensar o amanhã.
Edição 133, setembro de 2015
Foco: Controle Externo
Tema: Inovação é ética como instrumentos de transformação
Prazo para envio de artigos: até o dia 31 de julho de 2015
Orientações aos autores: http://portal.tcu.gov.br/publicacoes- institucionais/periodicos-e-series/revista-do-tcu/como-publicar-artigos-na- revista.htm
Endereço para envio: revis[email protected]
Ministro Aroldo Cedraz de Oliveira
Presidente
Tribunal de Contas da União