TI implanta projeto do novo Data Center do TCE-CE

DSC 0003 PORTALA Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), do Tribunal de Contas do Estado do Ceará irá iniciar obras que suportarão o novo Data Center em contêiner. A secretária de TI, Érika Cavalcante Campos, com o apoio da presidência, foi responsável por trazer a iniciativa ao TCE Ceará.

Nomeado Contêiner Data Center (CDC), o projeto é uma oportunidade que visa oferecer inovação a um custo bem menor. Trata-se de uma solução em Data Center, que será interligado ao Site de Backup localizado no Edifício 5 de Outubro desta Corte e contará com todos os requisitos de seguranças necessários.

A nova solução tem como vantagens rápida instalação, alta capacidade e eficiência em um espaço bastante reduzido. Entre outros benefícios, a redução superior a 40% no consumo de energia, portas de acesso com fechaduras antiarrombamento, material à prova d’água, contra corrosão e salinidade e resistente ao fogo.

Durante o encontro, a secretária Érika Campos e os servidores Marcos Teixeira (TI) e Miguel Ângelo (Administração da Sede) receberam os engenheiros Leandro Araújo da Silva e Marcos Valério Ravanelli, ambos da GEMELO, empresa vencedora da licitação e responsável por implementar o sistema na Corte de Contas. “O Contêiner Data Center trará ao Tribunal uma melhoria significativa em sua infraestrutura de rede, principalmente, com relação ao quesito segurança da informação” enfatiza Érika Campos.

O CDC ficará localizado próximo ao galpão de estacionamento do TCE Ceará e terá um projeto exclusivo de adesivagem, criado pela Assessoria de Comunicação Social da Corte. A previsão é que até o fim do primeiro semestre deste ano o sistema esteja em amplo funcionamento.