Seminário terá transparência e controle da administração pública como temas

Durante os dias 20 e 21 de setembro (quinta e sexta-feira), a Escola de Contas e o TCE-PE realizarão o Seminário Transparência e Controle da Administração Pública. O evento acontecerá no auditório Carlos Wilson, 10º andar do Edf. Dom Helder Câmara, sede do TCE-PE, a partir das 8h30.

O objetivo é abordar a atual imperiosidade de transparência nos diferentes setores da administração pública, bem como a atuação dos Tribunais de Contas e de outros órgãos no controle da transparência e no combate à corrupção.

Servidores do TCE, de outros órgãos públicos, jurisdicionados e entidades da sociedade civil ligados ao controle e ao combate à corrupção estão convidados a participar do seminário.

O primeiro dia do evento (20) será dedicado a palestras e debates ligados às temáticas sobre “importância da transparência para o controle da administração pública” e à “atuação dos tribunais de contas no controle da transparência”. Na ocasião, haverá ainda o lançamento do livro “Os Tribunais de Contas e o Controle dos Programas Sociais”, de autoria do auditor do TCE-PE e professor da Faculdade de Direito da UFPE, Marcos Nóbrega. Durante a sexta-feira (21), “transparência, controle social e combate à corrupção”, serão os temas debatidos.

Segundo o diretor da Escola de Contas, conselheiro Romário Dias, “o TCE-PE, como órgão de controle e a Escola de Contas, como seu instrumento de educação e disseminação do conhecimento, devem estimular, cobrar e exercer a transparência. Esse evento é uma iniciativa que visa atender a essas importantes questões.”

Já para a coordenadora da Escola de Contas, Maria Paula Vasconcelos, o clamor por transparência é fenômeno mundial e tema de maior atualidade no Brasil. “A Escola de Contas, atenta a esse cenário, objetiva trazer a discussão para o TCE-PE sob o prisma do controle, uma vez que ambos os conceitos são dois lados da mesma moeda”, afirmou a coordenadora.

Em breve será divulgada a programação completa do Seminário e serão abertas as inscrições.

Leave a Reply