Sistema de Auditoria Externa do TCE-CE será apresentado à Comissão do IRB

O Sistema de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Ceará – Audit/TCE-CE – foi selecionado para ser apresentado, juntamente com soluções desenvolvidas por outros Tribunais de Contas, à Comissão de Sistema de Gerenciamento de Auditorias do Instituto Rui Barbosa (IRB), presidida pelo conselheiro do TCE-CE, Edilberto Pontes, vice-presidente de Tecnologia e Informática do Instituto.

Durante os dias 7 e 8 de novembro, em Brasília (DF), membros da Comissão, formada por servidores do Rio Grande do Sul, Ceará, Rondônia, Paraná, Distrito Federal e Bahia, vão deliberar sobre a melhor solução para auditoria externa. O Tribunal escolhido vai receber apoio do IRB para tornar o sistema 100% aderente às normas de auditoria governamental, passando a ser referência para todos os TCs.

O Audit, mais um produto desenvolvido pela Comissão TCE 100% Digital, já está sendo utilizado por cinco, das 14 Inspetorias de Controle Externo (ICEs) da Corte de Contas. Todo o corpo técnico que trabalha com fiscalizações foi devidamente capacitado durante o mês de setembro. A partir de 2014, as outras nove Inspetorias também utilizarão o novo sistema. O programa sistematiza todas as fases de um Processo de Auditoria, desde o seu planejamento até a elaboração do relatório.

Para o analista de controle externo, Felipe Koury, membro da Comissão TCE 100% Digital, o sistema traz três ganhos para o Tribunal: a padronização dos relatórios, a base de conhecimento para uma nova auditoria naquela determinada área auditada e a reutilização do trabalho. “Assim, o processo se torna mais rápido, pois se pode utilizar o trabalho de outras equipes”, ressalta Felipe Koury.

O Audit foi inspirado no sistema de auditoria Fiscalis, utilizado no Tribunal de Contas da União (TCU). Mas como o aplicativo do TCU não contemplava todas as necessidades do TCE-CE, decidiu-se, então, desenvolver um novo sistema, aplicando a tecnologia já utilizada pela Corte do Ceará.

Leave a Reply