Sistema de Gestão de Planejamento Estratégico do TCE-MT é cedido à Atricon

O Tribunal de Contas do Estado de mato Grosso vai ceder o sistema de Gestão do Planejamento Estratégico (GPE) para a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A assinatura do convênio vai ser realizada nesta segunda-feira (11.03), às 10h30, na Escola Superior de Contas.

O ‘software’ do GPE é utilizado pelo TCE-MT desde 2006, quando iniciou o primeiro ciclo do Planejamento Estratégico de Longo Prazo da instituição. A adoção da cultura de planejamento fez da organização um ‘case’ de sucesso, com o TCE-MT sendo reconhecido como modelo e referência nacional em controle externo.

Essa experiência levou o TCE-MT a a instrumentalizar um programa capaz de levar essa cultura do planejamento a todas as unidades fiscalizadas, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), que prevê uma série de ações para melhorar a qualidade da gestão pública em Mato Grosso, com foco nos resultados das políticas e serviços públicos em beneficio da sociedade.

O presidente da Atricon, o Conselheiro Antonio Joaquim solicitou o software de Gestão do Planejamento Estratégico ao presidente do TCE-MT, o Conselheiro José Carlos Novelli. A intenção é para disponibilizar o sistema para todos os Tribunais de Contas do país.

O GPE vai possibilitar que outras instituições possam realizar o acompanhamento e execução do Plano Estratégico por meio de um sistema informatizado, inclusive com plataforma web, que pode ser utilizada por qualquer computador com acesso à internet. A Atricon irá estudar uma melhor forma de distribuir o sistema de Gestão do Planejamento Estratégico (GPE) aos TCs do Brasil nesses próximos dias.

Atualmente o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso é um modelo de instituição de controle externo. Julga, no ano subsequente, todos os processos de seus 682 jurisdicionados. O Plano Estratégico de Longo Prazo 2012-2017 segue o método de gestão integrada e interativa.

Na mesma solenidade, três secretarias do governo de Mato Grosso, que mais atuam na ponta da prestação de serviços ao cidadão, secretarias de Educação, Saúde e segurança publica, também vão aderir ao projeto de Apoio ao Planejamento Estratégico do PDI.

*Clique AQUI e conheça o Plano Estratégico de Longo Prazo do TCE-MT

Leave a Reply