Solenidade em comemoração aos 20 anos da Atricon é prestigiada por ministros e conselheiros

 Os 20 anos de fundação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) foram comemorados na noite desta quinta-feira, dia 16 de agosto, em solenidade realizada no Centro de Convenções do Naoum Plaza Hotel, em Brasília. O evento contou com a presença da maior parte dos ministros do TCU, auditores substitutos de conselheiros e conselheiros dos Tribunais de Contas do Brasil.

O presidente da Atricon, conselheiro Antonio Joaquim, destacou a história da associação na ocasião, mas principalmente o seu atual momento: o de consolidação do sistema de controle externo. “E a luta pela criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas integra essa consolidação”, disse.

A principal autoridade do Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal ministro Carlos Ayres Britto, e o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Benjamim Zymler, foram homenageados no evento pelos relevantes serviços prestados para o fortalecimento do controle externo brasileiro. Britto agradeceu a homenagem e observou o espaço politico que a Atricon vem ocupando, elogiando a atual gestão da associação. Zymler, em sua fala, destacou a atuação da Atricon, citando a realização do Encontro Nacional sobre Atividades de inteligência do Controle Externo. O evento, segundo ele, contou com a expressiva participação de conselheiros de 33 dos 34 Tribunais de Contas, o que seria inédito.

Os conselheiros ex-presidentes da Atricon Frederico Augusto Bastos (in memoriam), Flávio Régis Xavier de Moura e Castro, Carlos Pinna de Assis, Victor José Faccioni e Salomão Ribas Júnior também foram homenageados pela contribuição dada na condução dos trabalhos da Atricon.

Já o presidente do TCE de Mato Grosso, conselheiro José Carlos Novelli, foi agraciado pela Atricon com o Colar do Mérito “Ministro Miguel Seabra Fagundes”, devido à sua grande contribuição para o desenvolvimento das atividades da associação.

Leave a Reply