Tribunais de Contas apresentam experiências com atividades de inteligência

Representantes de cinco Tribunais de Contas do Brasil foram os palestrantes nesta sexta-feira, 17, no último dia do Encontro Nacional Sobre Atividades de Inteligência de Controle Externo. Eles apresentam estudos de caso e experiências na área de inteligência.

Os trabalhos foram abertos pelo coordenador do Centro de Gestão Estratégica de informação para Controle Externo do TCE/RS, Paulo Eduardo Panassol. O coordenador falou sobre “A implantação da Atividade de inteligência” na Corte de Contas gaúcha.

Em seguida foi a vez do exemplo do TCE da Paraíba. O auditor de contas públicas, Rodrigo Galvão, apresentou o “Programa de Gerenciamento de Informações”. Já o auxiliar de auditoria de contas públicas, Marcos Uchoa de Medeiros, e a auditora de contas públicas, Fabiana Lusia de Miranda, falaram sobre “Acumulação de cargos”.
Encerrando a manhã, Eliene de Souza Silva, auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, falou sobre o “Mirante”, Sistema de Observação das Contas Públicas.

TARDE – Durante a tarde foram realizadas mais três palestras, com apresentação dos Tribunais de Contas de Pernambuco e Minas Gerais.

O EVENTO – O evento começou na última quarta-feira, dia 15 e é realizado no auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em Brasília – DF, com o objetivo de disseminar conceitos, metodologias, boas práticas e resultados de atividades de inteligência na fiscalização da gestão dos recursos públicos.

O encontro é uma promoção da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), Instituto Rui Barbosa (IRB) e Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do PROMOEX – Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros.

Leave a Reply