TCE-CE: “Cidadania e Controle Social das Contas Públicas” é tema de seminário para ensino fundamental

O Tribunal de Contas do Ceará realizou um seminário sobre a disciplina eletiva Cidadania e Controle Social das Contas Públicas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Catarina Lima da Silva. A iniciativa, promovida pelo Instituto Plácido Castelo (IPC), ocorreu entre os dias 12 e 14 de novembro e envolveu 25 alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, da instituição situada no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.

A disciplina eletiva do TCE Ceará foi lançada em 2023 para o ensino médio nas escolas de tempo integral da rede estadual. Em agosto de 2024, a disciplina foi expandida para as escolas municipais de ensino fundamental. O seminário teve como objetivo aplicar conteúdos e atividades pedagógicas elaboradas pela equipe do IPC e propostas para a eletiva, visando a implantação da disciplina nas escolas públicas do ensino fundamental do Ceará em 2025.

O seminário foi conduzido pelo gerente de Planejamento e Execução de Soluções de Aprendizagem do IPC, Pedro Henrique Camelo, e pela colaboradora Thaynara Figueiredo. Durante as aulas, foram debatidos temas relacionados à administração pública e ao Tribunal de Contas. Além disso, também foram realizados jogos e dinâmicas em grupo.

“A partir do seminário, identificamos que os recursos pedagógicos aplicados em cada capítulo do livro contribuíram para a compreensão dos temas pelos alunos. Embora a carga horária tenha sido curta, ressaltamos que a turma apresentou entusiasmo, criatividade e participação durante os encontros”, destacou Pedro.

A disciplina eletiva “Cidadania e Controle Social das Contas Públicas” é promovida pelo TCE Ceará, por meio do IPC, em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). É uma experiência pioneira entre os estados da Federação e os Tribunais de Contas brasileiros.

Fonte: TCE-CE