TCE Ceará – Case de sucesso sobre inteligência visual é apresentado em “Talk Criativo” realizado pelo LIC

Bate-papo

Com o tema “Inteligência Visual aplicada aos Tribunais de Contas”, foi apresentado o processo criativo do serviço prestado ao TCE-SC, referente à parte visual da publicação “Para onde vai o seu dinheiro”, versão simplificada do Parecer Prévio das Contas de 2020, prestadas pelo Governador do Estado ao Tribunal de Contas de Santa Catarina


A publicação foi desenvolvida em linguagem simples e com facilitação visual, por Comissão multisetorial e a gestão da Coordenadoria de Publicações da Assessoria de Comunicação Social do TCE-SC. Ela busca garantir o acesso amplo e correto entendimento do conteúdo do parecer prévio para a população em geral e incentivar o controle social da gestão pública.

Durante o bate-papo, Sidan destacou os quatro componentes que colaboram para a inteligência visual: olhar, enxergar, imaginar e comunicar. O instrutor afirmou que, “durante o processo de elaboração do projeto visual da versão simplificada, foram priorizados recursos atrativos para dar visibilidade ao conteúdo”.

Para facilitar o processo de criação do conteúdo, realizado de forma colaborativa com a Equipe do TCE-SC, Sidan analisou edições anteriores do Para onde vai o seu dinheiro para traduzir o conteúdo, já redigido em linguagem simples e acessível, em  imagens, ícones e vetores, agregando mais significado para a população. “Busquei manter a conexão entre os assuntos e os ícones textuais, para trazer a relação do assunto com o desenho, praticamente de imediato. Acredito que desenhar é uma forma de mostrar clareza”, pontuou.

Júlio Muniz, servidor da Secretaria de Governança, considerou bastante estimulante a conversa. “Precisamos levar informação simples e acessível para os jurisdicionados e a sociedade, e creio que as premissas do pensamento criativo e as ferramentas de inteligência visual ajudariam muito nessa missão. Vejo potencial de inovação na busca da Governança por identificar e propor soluções de melhoria para os diversos setores”, destacou.

Além da Secretaria de Governança, o momento contou com a participação de servidores e colaboradores das Secretarias de Administração, de Controle Externo, da Ouvidoria, da Assessoria de Comunicação Social e do Instituto Plácido Castelo.

Versão cidadã

No mesmo sentido, o Tribunal de Contas do Ceará produziu a publicação “Relatório Anual das Contas do Governador – Versão Cidadã”, referente o Exercício 2013. O relator das contas durante o período foi o atual vice-presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes.

Tópicos como o planejamento dos gastos do Governo, a origem e destino dos recursos, Gestão Fiscal, programas governamentais, nortearam o relatório anual. A iniciativa teve como objetivo dar transparência às contas prestadas pelo governador naquele ano, como instrumento de fácil leitura e interpretação. O material foi produzido e editado pela Assessoria de Comunicação Social do TCE Ceará.

Acesse o link para ver a Publicação.