TCE Ceará – “Inteligência Visual aplicada aos Tribunais de Contas” é tema de capacitação no IPC

Nesta quarta-feira (2/2), a Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC), vai realizar o Talk Criativo, com Sidan Orafa, que vai falar sobre o tema “Inteligência Visual aplicada aos Tribunais de Contas”. Cientista contábil e analista de sistemas, Sidan Orafa vai apresentar o Processo Criativo da publicação “Para onde vai o seu dinheiro”, desenvolvido para o TCE Santa Catarina. A capacitação acontecerá no auditório do IPC, a partir das 15 horas, numa iniciativa do Laboratório de Inovação em Controle (LIC).


A publicação já era um case de sucesso há anos, mas o chamado foi para inovar através de uma linguagem técnica de comunicação, bem como de um processo criativo baseado em Pensamento Visual ou Visual Thinking, que consiste na “arte de facilitar o entendimento através do uso de imagens”.

“Para Onde Vai o Seu Dinheiro” é uma versão simplificada do Parecer Prévio das Contas de 2020, prestadas pelo Governador do Estado ao Tribunal de Contas de Santa Catarina.

O processo criativo consistiu em uma documentação visual realizada em plataforma online e colaborativa do processo de transformação de um conteúdo com caráter técnico, complexo e extenso para um conteúdo simples, enxuto e acessível a um maior número de pessoas.
ASCOM TCE-CE