TCE Ceará palestra em encontro nacional de ouvidorias e corregedorias das Cortes de Contas

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará marcou presença no primeiro dia do Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias 2021, ocorrido nesta terça-feira (28/9). Com o tema “A contribuição da Ouvidoria do TCE-CE para as suas unidades internas”, o assessor Administrativo do setor, Virgílio Freire, representou a Corte cearense. O evento foi coordenado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e seu Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social, e realizado pelo TCE e TCM do Estado do Pará. A edição foi realizada em formato online e transmitida pelo canal oficial do TCE-PA no YouTube.  

A palestra sobre a Ouvidoria do TCE Ceará foi apresentada na terceira mesa virtual do evento. Participaram também o conselheiro Odilon Teixeira, ouvidor TCE-PA, como mediador da mesa e Elton Parente, auditor de Controle Externo do TCE-RO. A atuação durante a pandemia de Covid-19 foi destacada nas falas nos palestrantes.

Durante a exposição, Vigílio Freire afirmou a importância do encontro para a partilha de experiências, que ajudam a construir iniciativas positivas nos serviços das Cortes de Contas, pontuando a evolução observada desde os primeiros encontros até o atual. Virgílio enfatizou o exercício da plena empatia nos atendimentos do setor. “A ouvidoria tem um papel extremamente valioso, importante. Onde ela recebe uma carga emocional muito grande do usuário, do servidor, do gestor. E nós conseguimos de alguma forma minimizar, amortecer alguma queixa, reclamação ou insatisfação e consegue trabalhar esse sentimento do usuário para fazer essa conexão com a unidade interna”, declarou.

O evento teve por objetivo aprimorar e fortalecer as Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil, visando a melhoria nos resultados das instituições. O encontro foi finalizado na manhã de hoje (28/9), mas os dois dias do evento podem ser acessados através do link.
Saiba mais em https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4705-tce-ceara-palestra-em-encontro-nacional-de-ouvidorias-e-corregedorias-das-cortes-de-contas