TCE da Paraíba realiza Semana de Prevenção ao Câncer de 8 a 11 de abril

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, Conselheiro Fábio Túlio Nogueira, abriu na tarde desta segunda-feira (08), a Semana de Prevenção ao Câncer que acontece no TCE, organizado pelo setor médico do Tribunal. O objetivo da Semana é incentivar os servidores da casa sobre a importância de difundir informações sobre prevenção e orientação para realizar a detecção precoce de vários tipos de câncer. A primeira palestra foi realizada nesta segunda-feira, pelo dermatologista Jader Freire, sobre orientações na prevenção ao câncer de pele.

Constam na programação várias palestras destinadas a orientação e informações aos servidores do TCE.

Programação:

08/abril (2ª feira) às 14h- local: Sala de Eventos
Orientações sobre prevenção ao Câncer de Pele- Dr.Jader Freire- Dematologista

09/abril (3ª feira)- às 14h- Sala de Eventos
Orientações sobre prevenção ao Câncer de Próstata- Dr. O´sorio Abath Filho- Urologista

10/abril (4ª-feira)- às 13h30- Local- Sala de Eventos
Orientação sobre prevenção ao Câncer do Colo de Útero- Dra- Ana Emília- Ginecologista

11/abril (5ª feira)- às 14h- Local- Auditório do TCE
Orientações sobre prevenção ao Câncer de Mama- Dra Lúcia Sarmento- Mastologista

Foram montados estandes para atendimento dos servidores. De 08 a 11 (2ª a 5ª) das 12 às 18h – Local Corredor do Plenário.

-Orientações gerais sobre prevenção ao câncer- Equipe do SEMED- TCE-PB
-Exibição de vídeos temáticos.

Estudo do Instituto Nacional de Câncer – José Alencar Gomes da Silva (Inca) – aponta que o câncer representa a segunda causa de morte no Brasil, atrás apenas das doenças do coração. Para chamar a atenção de todas as nações sobre importância da discussão sobre a doença e instituir políticas de prevenção, foi instituído o Dia Mundial do Combate ao Câncer, 8 de abril.

No Brasil, no ano passado, foram descobertos mais de 52.680 casos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em relação ao câncer da próstata, foram registrados mais 60.180 casos entre brasileiros em 2012. Em 2013 são esperados mais de 500 mil novos casos.

Números do câncer no mundo
 A cada ano, o câncer provoca cerca de 8 milhões de mortes no mundo. Estima-se que um terço dessas mortes poderia ter sido evitado com mais prevenção, detecção precoce e acesso aos tratamentos existentes.

A doença -Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo.

As causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

Tratamento – Existem várias modalidades de tratamentos. A principal é a cirurgia, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas pelo SUS.

Lei 12.732– A Lei 12.732 fixa prazo de até 60 dias para o tratamento de câncer maligno pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo vale a partir do diagnóstico da doença.

De acordo com a publicação, o prazo de 60 dias será considerado cumprido quando o tratamento for efetivamente iniciado, seja por meio de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Em casos mais graves, o prazo poderá ser inferior ao estabelecido.

Prevenção
– A prevenção do câncer nem sempre é possível, mas há fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor. O principal é o tabagismo. O consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade também devem ser evitados para prevenir os tumores malignos.

Fonte: Ascom/TCE-PB (Fábia Carolino)

Leave a Reply