TCE do Rio Grande do Sul finaliza 'Plantão dos Prefeitos' com 220 orientações

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) finalizou os atendimentos do Plantão dos Prefeitos na última sexta-feira (01) contabilizando 220 visitas. Com o objetivo de orientar novos administradores e gestores reeleitos, o serviço esteve disponível desde dezembro na sede da Corte, em Porto Alegre, e nos nove Serviços Regionais de Auditoria no interior do estado.
Entre as dúvidas mais apontadas pelos gestores estão demandas de controle interno, admissão de funcionários, nepotismo, fundo de previdência de servidores públicos e a situação financeira dos municípios.
De acordo com o presidente do Tribunal, Cezar Miola, o serviço foi criado com a intenção de estimular boas práticas de gestão pública, prevenindo falhas e inconformidades. “Assim, o TCE-RS auxilia os novos gestores a iniciarem seus governos com um verdadeiro diagnóstico da respectiva administração, permitindo a adoção de medidas corretivas e um planejamento adequado das futuras ações”, explicou.
O prefeito de Lajeado, Luis Fernando Schmidt, foi atendido pelo Plantão e reforça que os interessados em desenvolver um bom trabalho buscaram no TCE-RS todas as orientações possíveis. “Recebemos informações de ordem legal, como também as que dizem respeito aos desafios que teremos no âmbito das políticas públicas sob nossa responsabilidade”, pondera.
Já a prefeita de Presidente Lucena, Rejani Stoffel, destaca o caráter preventivo da iniciativa. “Esse atendimento demonstrou que o Tribunal não atua somente como fiscalizador. É uma instituição que deseja manter uma parceria com os municípios, ajudando-os a prevenir futuros equívocos.”
A assessora da presidência do TCE-RS, Cristina Assmann, avaliou como positivo o total de atendimentos realizados pelo Plantão. “É um número bastante elevado, e demonstra que o TCE-RS conseguiu atingir o que foi proposto.” De acordo com ela, a Corte, mais do que um órgão fiscalizador, é uma instituição que vem investindo em ações preventivas. “Estimamos que 80% dos prefeitos atendidos estão em seu primeiro mandato, o que potencializa o sentido preventivo da ação”, completou.

Leave a Reply