TCE do Rio Grande do Sul inicia auditorias na área de Tecnologia da Informação

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) iniciou inspeções na área da Tecnologia da Informação (TI) na última semana. A iniciativa inédita tem como objetivo verificar o funcionamento adequado dos sistemas informatizados utilizados pela administração pública.

As primeiras auditorias estão sendo realizadas na Secretaria da Fazenda e no Departamento Estadual de Trânsito para fiscalizar o cumprimento da lei estadual que concede descontos a bons motoristas e também  nas secretarias da Saúde Estadual e Municipal de Porto Alegre para analisar a aquisição, a implantação e a efetividade do software Aghos, responsável pela regulação da área no RS.

A próxima auditoria de TI será na área de pessoal, segundo a Direção de Controle e Fiscalização do TCE-RS.

De acordo com o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, a experiência  deve ser aplicada também em outras áreas das administrações municipal e estadual com foco específico na segurança e na funcionalidade dos sistemas informatizados. “A intenção é produzir um diagnóstico do funcionamento desses sistemas e sugerir aprimoramentos”, disse.

A execução dos trabalhos tem início no cruzamento de informações de vários bancos de dados informatizados aos quais o Tribunal de Contas tem acesso. Recentemente, foram firmados termos de cooperação para acesso online de dados com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Companhia de Processamento de Dados,  Departamento Estadual de Trânsito, Junta Comercial do RS e Secretaria de Segurança.

Leave a Reply