Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE e TCM Bahia vão atuar de forma conjunta com MPT contra falsas cooperativas

Convênio de cooperação técnica, assinado nesta segunda-feira (15.04), no gabinete do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Gildásio Penedo Filho, permitirá que a Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região e os Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios do Estado da Bahia passem a trabalhar de forma conjunta visando prevenir e combater irregularidades com o uso de recursos públicos, notadamente em contratos de fornecimento de mão de obra por meio de falsas cooperativas. No ato, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA) foi representado pelo seu presidente, conselheiro Plínio Carneiro Filho, enquanto o chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região, Luís Carneiro Filho, representou o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Os Tribunais de Contas e a Procuradoria Regional do Trabalho vão unir esforços na realização de atividades comuns de fiscalização, prevendo-se o intercâmbio de informações, conhecimentos, bases de dados, metodologias e experiências, além da formação de equipes de trabalho para a realização de ações conjuntas de inteligência, investigações e fiscalizações sobre temas de interesse comum no âmbito dos campos de atuação das instituições. Uma das primeiras ações previstas é a troca de informações e a realização de fiscalizações para verificar a ocorrência de contratações de falsas cooperativas de trabalho que são, na realidade, empresas de exploração de mão de obra e que se valem de artifícios legais para burlar direitos trabalhistas e ao mesmo tempo fazer jus a benefícios fiscais indevidos.

O presidente do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, destacou as ações conjuntas já desenvolvidas com o TCM/BA e observou que a parceria com o Ministério Público do Trabalho segue a mesma estratégia de fortalecer o trabalho de fiscalização e também de minimizar os efeitos da limitação de pessoal que os órgãos possuem. Na mesma linha, o presidente do TCM/BA, conselheiro Plínio Carneiro Filho, revelou a satisfação com o trabalho de parceria que já existe com o TCE/BA e disse não ter dúvidas quanto aos bons resultados que a cooperação com o MPT trará para o processo de fiscalização, especialmente em relação às irregularidades no âmbito da contratação de mão de obra.

A expectativa é que, com a união de esforços, sejam alcançados resultados que somente poderiam mesmo ser obtidos com a atuação conjunta, aproveitando-se das prerrogativas, qualificações e experiências de cada um dos órgãos envolvidos, abrangendo a defesa dos direitos coletivos e individuais na área trabalhista, conjuntamente com a fiscalização do uso dos recursos públicos nas esferas estadual e municipal.

ASCOM TCE-BA

Mais recentes

Presidente Edilson Silva ministra aula magna sobre consensualismo e resolução de conflitos

Nova sede da Atricon recebe visita de conselheiros do TCE-ES e do TCE-MG

Infraestrutura e alimentação escolar públicas são avaliadas pelo TCE-PE

CNJ reconhece atuação do TCE-PR para melhorar condições do sistema carcerário

Presidente Edilson Silva destaca integração e controle social na abertura do ENCCO 2026

Leia também

Presidente Edilson Silva ministra aula magna sobre consensualismo e resolução de conflitos

Atividade on-line foi promovida pela Washington & Lincoln University, em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Atricon

Nova sede da Atricon recebe visita de conselheiros do TCE-ES e do TCE-MG

Os conselheiros Rodrigo Coelho, do TCE-ES, e Agostinho Patrus, do TCE-MG, foram recebidos pelo presidente Edilson Silva e trataram sobre avanços importantes para o Sistema Tribunais de Contas.

Infraestrutura e alimentação escolar públicas são avaliadas pelo TCE-PE