TCE-ES realiza II Encontro de Orientação e transmite evento ao vivo online

O II Encontro de Orientação promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) em 2014 será transmitido pela internet – no portal da Corte – em tempo real. Assim, mesmo os interessados que não puderem comparecer pessoalmente ao evento poderão receber as explicações dos técnicos do Tribunal.

Assista ao vídeo ao evento AQUI!

O encontro contou com mais de 400 inscritos. Nesta segunda-feira (24), a partir das 13 horas, TCE-ES recebe secretários de finanças, responsáveis pelo controle interno, contadores, assessores técnicos e servidores municipais para esclarecer dúvidas acerca do rol de documentos e a forma de apresentação da prestação de contas anual a ser encaminhada à Corte. O objetivo do evento é apresentar as novas regras de envio da PCA, alteradas com a edição da Instrução Normativa 28/2013 além da apresentação de soluções para as principais dificuldades enfrentadas pelo usuário do Cidades-Web – sistema de remessa, por meio da internet, e de processamento de dados referentes à abertura do exercício e prestações de contas dos gestores.

A mudança provocada pela IN 28/2013 promoveu uma distinção clara entre o conteúdo das contas de governo e de gestão. Trouxe ainda uma previsão de conteúdo específico para prestação de contas de acordo com a natureza do jurisdicionado, inclusive consórcios públicos e um indicativo de conteúdo para avaliação pelo Controle Interno com objetivo de subsidiar a emissão do relatório e do parecer conclusivo sobre as contas. Ainda estão entre as mudanças a utilização dos demonstrativos fiscais emitidos a partir do sistema LRFWeb para fins de aferição de limites constitucionais e fiscais. Para maiores informações sobre o novo regramento e acesso rápido às planilhas, acesse o link Prestação de Contas Anual, no Portal da Corte. 

Confira a programação do evento:

13h00 às 13h15 – Abertura

Pronunciamento do presidente do TCE-ES

Conselheiro Domingos Augusto Taufner

13h15 às 17h00 – Orientações

Abertura dos Trabalhos

Romário Figueiredo, Secretário de Controle Externo da SEGEX

Apresentação da Instrução Normativa 028/2013

Alexsander Binda Alves, Secretário Adjunto de Controle Externo da SEGEX

Rodrigo Lubiana Zanotti, Secretário Adjunto de Controle Externo da SEGEX

O sistema Cidades-Web: soluções para as principais dificuldades enfrentadas pelo usuário

Equipe do Sistema Cidades-Web

Perguntas e debates

Leave a Reply