TCE-ES retoma trabalhos com reunião das chefias

No primeiro dia de atividades do exercício de 2014, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), conselheiro Domingos Taufner, reuniu as chefias da Corte para apresentar a equipe e dar orientações iniciais. Taufner destacou que 70% dos nomes foram aproveitados da gestão anterior, com apenas alterações de setores, o que demonstra que não haverá interrupção dos programas e projetos em andamento.

O presidente enfatizou que escolheu a equipe utilizando-se dos critérios de competência, honestidade, dedicação, capacidade gerencial, boa relação com os colegas e espírito de equipe. Com isso, pretende que ocorra uma boa integração entre os servidores, contribuindo para uma maior eficiência do Tribunal.

Ele destacou ainda que a linha de atuação seguirá seu discurso de posse, em que afirmou que o foco dos projetos deve estar na instituição, e não em quem a dirige. “Entendo que quem deve ter projetos é a instituição e não o seu dirigente. Claro que o presidente pode ter sim um perfil próprio, algumas prioridades de trabalho, mas ele não substitui a instituição, apenas a representa. E esta Instituição tem um instrumento importante que é o Planejamento Estratégico, desenvolvido para o período 2010-2015, e feito com ampla participação dos membros do Pleno e dos servidores, tendo apoio externo do Espírito Santo em Ação”, falou.

Sobre os julgamentos da Corte, ele ressaltou que o objetivo primordial é alcançar o interesse público, sendo este o norteador das decisões – a serem tomadas com o respeito ao contraditório e a ampla defesa. “Buscar o equilíbrio é o nosso grande desafio”.

Enchentes

Na ocasião, o presidente discutiu com a equipe a situação dos municípios capixabas afetados pelas fortes chuvas no final do ano passado. Foi iniciado um debate interno de como o Tribunal deve atuar no tocante aos repasses de recursos aos municípios, já anunciado pelo governo do Estado. Foi delineado que a Corte deverá orientar sobre a forma de uso dos referidos recursos, bem como exercer uma fiscalização se os mesmos foram bem utilizados. O tema segue em debate nessa semana.

Leave a Reply