TCE-MS: Escoex integra Portal IRB Conhecimento

Um termo de cooperação técnica firmado entre o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul e o Instituto Rui Barbosa (IRB) efetiva a participação da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) no Portal IRB Conhecimento que reúne todas as Escolas de Contas do País, com cursos EAD, formando uma rede de conhecimento universal. Essa parceria com IRB possibilita a divulgação dos cursos disponíveis ao acesso de toda a sociedade, proporcionando ampla divulgação das ações educacionais e valorização dos instrutores, quase todos servidores do TCE-MS.

A cooperação foi firmada pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, durante a participação da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) no XI Educontas – Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas, realizado em outubro e que teve como tema “Ensino remoto emergencial”.

A adesão do TCE-MS ao portal de cursos do IRB insere a plataforma de cursos EAD da Escoex dentre as demais no contexto das Escolas de Contas do Brasil e fortalece o caráter pedagógico da Corte de Contas, voltado para o aprimoramento do conhecimento técnico-científico-metodológico que contribui para a oferta do serviço público de qualidade.

Os cursos e palestra produzidos pela Coordenadoria de Capacitação da Escoex são oriundos de coletas de dados junto aos jurisdicionados e áreas internas do TCE-MS a fim de atender as demandas reais que se apresentam, tanto no âmbito interno dessa Corte de Contas, quanto no âmbito externo, no cumprimento das exigências dos jurisdicionados.

A articulação entre as Escolas de Contas amplia o universo da capacitação integrando todas em um mesmo portal, (https://irbcontas.org.br/irb-conhecimento/#)   facilitando o acesso ao conhecimento em temáticas Auditoria e Controle, Dados, Informação e Conhecimento, Desenvolvimento Gerencial, Educação e Docência, Ética e Cidadania, Gestão de Pessoa, Gestão de Políticas Públicas, Gestão Estratégica, Governança e Gestão de Risco, Governo Digital e Transparência, Inovação, Logística e Compras Públicas, Orçamento e Finanças, Políticas Públicas Setoriais, Tecnologia da Informação e Transferências Voluntárias.

A inserção da Escoex no Portal IRB Conhecimento se deu graças a articulação interna entre a Escola e a Diretoria de Tecnologia da Informação, por meio do diretor Daniel Funabaschi de Toledo, que junto com a equipe técnica, trabalhou para resguardar a segurança do acesso aos dados dos cursos produzidos, em articulação direta com a equipe do Instituto Rui Barbosa.

O Educontas é um evento anual com a presença de membros, servidores e jurisdicionados dos Tribunais de Contas do País e da sociedade civil. Este ano, devido a pandemia de Covid-19, foi realizado virtualmente. O TCE-MS registrou a presença por meio da participação da Coordenadora-Geral da Escoex, Sandra Rose Rodrigues Cruz e demais membros que compõem a equipe técnica-pedagógica da Escola.

Sandra Rose ressaltou que a ação estratégica e articulada entre o IRB e o TCE-MS ocorre no contexto da gestão do Conselheiro Presidente Iran Coelho das Neves, com amplo incentivo e apoio à Escoex na apresentação de capacitações técnicas, voltadas para a fiscalização e controle externo, com esclarecimentos pontuais para a prática da gestão pública. “Desse modo, a Escoex apresenta ações educacionais de qualidade técnica e formal, realizadas sob a direção-geral do Conselheiro Waldir Neves Barbosa, de forma que essa Corte de Contas participe de maneira igualitária dentre os demais Tribunais de Contas do Brasil na oferta de conteúdo para aprimoramento técnico a toda a sociedade, em especial aos jurisdicionados e aos servidores”.

Tania Sother