Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MS participa de projeto nacional pelas práticas de governança

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, é uma das dez Cortes de Contas do País selecionadas para integrar o projeto, que visa implementar, em nível de União, Estados e Municípios, boas práticas de governança recomendadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em áreas estratégicas como Saúde e Educação. Pelo TCE-MS, o diretor de inspetoria, Gláucio Hashimoto, representou no evento o conselheiro e vice-presidente, Ronaldo Chadid.

Com o tema: “Governança Multinível e Políticas Públicas Descentralizadas” o encontro promovido pelo TCU e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), está sendo realizado nessa quinta-feira (3), no Tribunal de Contas da União em Brasília. Além do TCE-MS, o encontro reúne os dirigentes e gestores de Tribunais de Contas dos estados do Paraná (PR), São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Rio Grande do Sul (RS), Bahia (BA), Paraíba (PB), Ceará (CE), Tocantins (TO) e Pernambuco (PE). Todos envolvidos com o projeto “Aperfeiçoamento de Políticas e Programas Públicos Descentralizados: Auditorias baseadas em Resultados”, realizado em conjunto com a OCDE.

Na abertura feita por meio de vídeo conferência por Dorothée Allain Dupré (Chefe de Unidade no Centre for Entrepreneurship da OCDE) e Paolo Veneri (Chefe da Unidade Regional de Análise e Estatística da OCDE), foi abordado aos participantes sobre as perspectivas da Organização sobre a descentralização.

Na programação foi debatido, também, sobre o novo projeto do TCU para fortalecer políticas descentralizadas através de auditoria orientada a resultados. O vice-presidente de Relações Institucionais do Instituto Rui Barbosa (IRB) e conselheiro do TCEMG, Sebastião Helvécio, falou sobre os indicadores de descentralização e efetividade e a importância dos Tribunais no controle das contas de governo.

Os participantes discutiram, ainda, sobre os principais desafios do Brasil nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento. Também foram avaliadas políticas públicas e feita uma análise do impacto regulatório, mostrando a experiência do Governo Federal em relação à melhoria da governança pública.

OCDE – Com sede em Paris, é uma organização internacional composta por 34 países, cujo objetivo é promover políticas que visem o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. O combate à corrupção e à evasão fiscal são alguns dos temas que fazem parte da agenda da instituição, que já obteve resultados positivos em alguns países nesta área.

Olga Mongenot

 

http://www.tce.ms.gov.br/noticias/detalhes/4957/tce-ms-participa-de-projeto-nacional-pelas-praticas-de-governanca

 

Mais recentes

Portaria estabelece regras para uso de IA Autônoma no TCE-PE

Sebastião Helvecio apresenta experiência dos TCs em seminário na Espanha

Valdecir Pascoal representa TCE-PE no Colegiado que fiscalizará o Comitê Gestor do novo imposto IBS

Atricon recomenda: livro aborda o acordo de não-persecução administrativa

Atricon adere ao Outubro Rosa e reforça importância do cuidado com a saúde

Leia também

Portaria estabelece regras para uso de IA Autônoma no TCE-PE

A medida busca reduzir riscos à segurança digital e proteger dados e informações do Tribunal. Esse tipo de ferramenta é capaz de tomar decisões e executar tarefas com pouca ou nenhuma supervisão humana, a partir de um objetivo definido.

Sebastião Helvecio apresenta experiência dos TCs em seminário na Espanha

O conselheiro emérito participou do Seminário “Fundos Europeus na Universidade Pública: Gestão, Controle e Responsabilidade Institucional”, realizado pela Universidad de Castilla-La Mancha.

Valdecir Pascoal representa TCE-PE no Colegiado que fiscalizará o Comitê Gestor do novo imposto IBS

Pascoal também foi eleito 2º vice-presidente do novo órgão, cuja primeira composição do Conselho Diretor tomou posse nesta quinta-feira (1º de outubro).