TCE-MT e MPE-MT se unem para prevenir e reprimir crimes contra o patrimônio público

Assinatura de parceria entre TCE-MT e MPE O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e o Ministério Público Estadual (MPE) firmaram acordo de cooperação técnica na manhã desta quarta-feira (24) para tornar mais efetiva e célere a proteção dos princípios e normas que regem a administração pública. Com a assinatura do termo, os órgãos se comprometem a estabelecer uma cooperação mútua que envolve de troca de informações técnicas a ações integradas para a prevenção e repressão de crimes contra o patrimônio público.

O Acordo de Cooperação Técnica nº 12/2016 contém obrigações comuns às partes; algumas específicas do TCE-MT, como indicar nas decisões a determinação de encaminhamento ao MPE dos processos que contenham indícios de crime contra a administração pública ou de improbidade administrativa; e outras exclusivas do Ministério Público, como encaminhar à Presidência da Corte de Contas, via procurador geral de Justiça, requerimentos para realização de trabalhos conjuntos ou fornecimento de documentos de fiscalizações realizadas pelo Tribunal.

O documento foi assinado pelo Procurador Geral de Justiça, Paulo Prado e pelo presidente do TCE-MT, Conselheiro Antonio Joaquim. O Termo de Cooperação Técnica terá duração de 24 meses, a contar da data de assinatura, e não envolve transferência de recursos ou cessão de pessoal.