O Tribunal de Contas da Paraíba está demonstrando algumas de suas ferramentas de controle externo, em especial a robô Turmalina, no Fórum Internacional de Auditores, que está acontecendo de 11 a 22 deste mês de março em Taipei, capital de Taiwan.
Por delegação do presidente do TCE-PB, conselheiro Arnóbio Viana, a demonstração está a cargo do auditor de contas de públicas, André Agra, coordenador do Espaço Cidadania Digital, projeto criado pela Corte em parceria com as universidades federais da Paraíba e de Campina Grande objetivando difundir programas e ferramentas digitais que estimulem o controle social.
O convite para o ‘The International Auditors Forum’ foi encaminhado ao Tribunal desde 03 de janeiro último, pelo Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil, com sede em Brasília. Assinado pelo Embaixador de Taiwan, Jian-Guen Her, o documento foi endereçado ao então presidente e atual corregedor do Tribunal, conselheiro André Carlo Torres Pontes.
Todos os custos da viagem do auditor convidado (passagens, hospedagem, alimentação e transporte local em Taiwan), de acordo com ofício ROC BC 12/01/19, são de responsabilidade do NAO – National Audit Office.
ROBÔ FISCAL – A Turmalina se utiliza de Inteligência Artificial para analisar cada um dos Portais de Transparência dos órgãos e entidades públicas sob jurisdição do TCE. A ferramenta avalia a qualidade das informações referentes a despesas, receitas, contratos, licitações, pessoal, convênios e leis, além da usabilidade de cada portal.
E gera, também, relatórios de análise que, além de munirem as equipes de auditoria e os conselheiros para o trabalho de acompanhamento da gestão em tempo real, são úteis aos próprios gestores e aos cidadãos por contribuir com a transparência dos atos e gastos da administração pública. O endereço eletrônico de acesso à ferramenta é: turmalina.tce.pb.gov.br
ASCOM TCE-PB