TCE-RJ: I Encontro do Curso de Estudos Avançados reúne 50 membros de Tribunais de Contas brasileiros

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) participou do I Encontro do Curso de Estudos Avançados, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), na manhã desta sexta-feira (26), em Brasília. O conselheiro-presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, foi um dos 50 membros de Tribunais de Contas brasileiros que fizeram parte da atividade, a primeira de dez edições previstas para o Curso de Estudos Avançados oferecido pelo IRB,

O palestrante convidado para o primeiro encontro do Curso de Estudos Avançando foi o professor, médico, cientista, ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) e atualmente presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Marco Antonio Zago, que abordou o tema: A importância da Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Brasil.

O Curso de Estudos Avançados

Com o objetivo de discutir os grandes desafios nacionais contemporâneos em temas relevantes, que vão além do Controle Externo stricto sensu, o curso contará com a participação de personalidades de referência nacional e internacional. Idealizada pelo conselheiro Edilberto Pontes, presidente do IRB, a atividade é coordenada pelo doutor Ignácio Maria Poveda Velasco, professor titular da Faculdade de Direito da USP, que já ocupou, entre outros cargos, a Superintendência de Assuntos Institucionais e a Procuradoria-Geral daquela universidade. A vice-coordenação do curso é conduzida pela professora doutora da USP Ana Carla Bliacheriene.

“É importante para os conselheiros e conselheiras que lideram os Tribunais de Contas que tenham uma visão mais ampla das coisas e que possam discutir de forma sistematizada os grandes temas nacionais e internacionais. Essa é a ideia do curso de Estudos Avançados”, destacou o presidente do IRB e idealizador do curso, durante sua fala de abertura.

O Curso de Estudos Avançados tem certificação expedida pelo IRB, em parceria com a USP. Entre outros temas, ao longo de 10 encontros presenciais que somarão 40 horas/aula, serão abordados a importância da Ciência, Tecnologia e Inovação; a geopolítica mundial; as desigualdades e assimetrias brasileiras; governo digital; e o desenvolvimento econômico.

Fonte: TCE-RJ