TCE-RO adere à campanha Unidos contra a Corrupção

Dentro de sua proposta de incentivar ações de enfrentamento à corrupção e aos atos de improbidade, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) aderiu à campanha “Unidos contra a Corrupção”, uma coalizão de instituições e movimentos apartidários, entre os quais, Contas Abertas, Instituto Cidade Democrática, Instituto Ethos, Observatório Social e Transparência Internacional-Brasil.

O ato ocorreu durante a participação do procurador da República, Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato e grande incentivador da campanha, em evento realizado nessa terça-feira (21) pelo TCE-RO, juntamente com o Ministério Público (MP-RO) e o Tribunal de Justiça (TJ-RO), sobre o combate à corrupção no Brasil.

Em contato com o conselheiro presidente Edilson de Sousa, Dallagnol falou da importância do apoio e da mobilização das instituições que integram o sistema de controle e fiscalização dos gastos públicos para que o movimento surta os efeitos pretendidos.

Ele ainda apresentou o documento Novas Medidas Contra a Corrupção, um pacote com 70 propostas (projetos de lei, propostas de emenda constitucional e resoluções que pretendem oferecer uma resposta igualmente sistêmica à corrupção no Brasil).

“É um conjunto de reformas criado em tempo para que candidatos possam conhecer e se comprometer. E também para que eleitores possam escolher candidatos com passado íntegro e comprometidos com a Democracia e com as Novas Medidas Contra a Corrupção”, explicou.

Dallagnol disse que, para a mudança ocorrer e esse pacote de medidas chegar ao Congresso Nacional como pauta prioritária em 2019, faz-se necessário mostrar que o Brasil está unido e é capaz de eleger um Congresso plural, que represente a sociedade brasileira e tenha compromisso real com a promoção do interesse público, em especial no combate à corrupção.

Por sua vez, o conselheiro presidente Edilson de Sousa disse que o TCE-RO tem todo interesse de apoiar medidas dessa natureza, como já o fez em outras épocas. Também se comprometeu a ajudar na divulgação da Campanha Unidos Contra a Corrupção, incentivando servidores e todos os que militam junto à Corte a assinarem e divulgarem o documento com as 70 propostas, disponível neste endereço: www.unidoscontraacorrupcao.org.br.

ASCOM / TCE-RO