TCE-RO aprova ações estratégicas e indicadores para 2014

Em cumprimento à Resolução nº 136/2013/TCE-RO, o Tribunal de Contas de Rondônia realizou, na última sexta-feira (2), sua primeira Reunião de Análise Estratégica (RAE), quando foram apresentados os resultados obtidos em 2013 e aprovadas as ações para o presente exercício, dentro das diretrizes e objetivos dispostos no Plano Estratégico (PE) da Corte para o período 2011/15.

Dirigida pelo presidente do TCE-RO, conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, a RAE teve a participação de secretários, diretores e chefes dos setores envolvidos diretamente na execução do Plano Estratégico, bem como de representante da Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop), empresa contratada para realizar a consultoria relativamente ao PE 2011/15.

Na oportunidade, foi apresentado pela Secretaria de Planejamento (Seplan) do TCE-RO um relatório com números sobre a execução do Plano Estratégico, destacando-se as atividades finalizadas no prazo (64% do total) e a evolução, ao longo do exercício, de indicadores como o Iepe – que indica o grau de execução do PE 11/15 – e o Iamoe – que avalia metas e objetivos estratégicos.

Foram ainda enfocados os planos de ação referentes aos sete objetivos estratégicos atualmente em execução no TCE, totalizando 47 ações, 289 atividades e 37 indicadores para medição. Após serem aprovados, os planos passam agora a compor o sistema de gestão à vista do Tribunal, servindo para assessorar a administração da Corte na tomada de decisões e no monitoramento da qualidade dos serviços e do desempenho da gestão do TCE

AVALIAÇÃO

Durante a reunião, o presidente José Euler destacou a importância do engajamento dos setores e servidores, bem como da contribuição dada pela Abop, quanto aos ajustes e recomendações relativamente ao PE 11/15. “Houve uma nítida evolução, principalmente na avaliação e medição do que estamos realizando em relação às diretrizes e metas do Plano Estratégico”, disse.

A convergência das ações e objetivos elencados no Plano Estratégico do TCE com os itens do programa de avaliação nacional realizada em outubro de 2013 pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), indicando o acerto da instituição em apostar na eficiência do planejamento estratégico, também foi ressaltada pelo conselheiro presidente.

O presidente José Euler ainda citou, como um dos resultados diretos da execução das ações do Plano Estratégico deflagradas na Corte, o aumento da credibilidade institucional junto à sociedade, alertando para a importância de se manter o mesmo comprometimento, a fim de que as conquistas obtidas até o momento não sofram interrupção. “É preciso estar ciente de que alcançar determinado objetivo, às vezes, é mais fácil do que mantê-lo. Assim, é preciso agora trabalhar para não só manter, mas melhorar essa condição alcançada”, finalizou.

Leave a Reply