TCM Ceará busca ferramenta para medir desempenho

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) está se juntando a várias instituições de controle externo para participar de uma capacitação de caráter internacional, a primeira desse nível a ser realizada no Brasíl, que lhe permitirá, em futuro próximo, ter o  domínio de ferramentas avançadas voltadas para a aferição do próprio desempenho. O conteúdo didático será repassado aos técnicos designados, ao longo desta semana, durante aulas que acontecerão na sede do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, que funcionará como centro de estudos sobre o assunto.

Além do tribunal mineiro essa capacitação conta com o apoio institucional do Tribunal de Contas da União, Instituto Rui Barbosa e Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o Banco Mundial.

O padrão de referência desse conhecimento específico em medição de desempenho, que agora será repassado às cortes de contas brasileiras, foi desenvolvido pela International Organization of Supreme Audit Institutions (Intosai), uma organização antiga, fundada em 1953, e que atua mundialmente no desenvolvimento e disseminação de práticas voltadas para o aperfeiçoamento das ações de auditoria e controle.

Para se ter uma idéia do elevado grau de saber a ser repassado aos técnicos dos tribunais de contas, basta ter em mente o fato de que a Intosai congrega 193 instituições-membros das quais 188 são representantes de Estados nacionais e integram a Corte Européia de Auditores, além de funcionar como auditoria externa da Organização das Nações Unidas.

Leave a Reply