Em razão da excelente taxa de retorno (a maior de toda a pesquisa) e da capacidade técnica dos respondentes, o Tribunal de Contas (TCE-RO) e o Ministério Público de Contas (MPC-RO) foram selecionados para a nova etapa da pesquisa acadêmico-científica “Dentro da Burocracia Brasileira”.
Conduzido pelo professor Barry Ames e acompanhado pelo professor João Victor Guedes Neto, ambos pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, dos Estados Unidos, o estudo conta, para sua realização em Rondônia, com a colaboração do pesquisador Felipe Iraldo de Oliveira Biasoli, servidor efetivo da carreira de Gestão Governamental do Estado de Rondônia, e do professor João Paulo Saraiva Leão Viana, da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
O objetivo é entender mais profundamente as visões do servidor público a respeito da temática no Brasil, incluindo suas experiências, recursos, valores e atitudes que influenciam a eficiência e a agilidade da burocracia como um todo. Mais de 10 mil servidores públicos do Brasil já participaram da pesquisa, que conta no Brasil com cooperação de estudiosos em universidades e fundações de pesquisa em 15 estados brasileiros.
ENTREVISTAS
Nessa nova etapa, segundo os pesquisadores, a ideia é realizar entrevista com duração média de 20 minutos com servidores do TCE e do MPC. Nas entrevistas, serão feitas perguntas sobre suas motivações para trabalhar no setor público, sobre a formação de redes de apoio para resolução de problemas e obtenção de informações profissionais, e sobre os desafios para a implementação de políticas públicas.
As entrevistas serão realizadas de maneira virtual, por meio da plataforma Zoom. Não serão gravadas, e os pesquisadores participantes apenas tomarão notas durante esses momentos. A identidade dos entrevistados não será revelada e o conteúdo vai permanecer no anonimato.
A intenção dos pesquisadores é utilizar as informações coletadas para a produção de livro e artigos científicos.
Fonte: TCE-RO