TCE-RR empossa segunda mulher na história da instituição 

Nesta quarta-feira, 24 de maio, tomou posse como conselheira do Tribunal de Contas de Roraima (TCERR), a ex-secretária estadual de Desenvolvimento Humano e Social, Simone Soares de Souza, na vaga antes ocupada pelo conselheiro Henrique Manoel Fernandes Machado. Após sabatina da comissão especial externa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Simone teve o nome aprovado e sancionado pelo governador Antônio Denarium. A sessão especial de posse foi realizada no Plenário do TCERR e contou com a presença de familiares, deputados e demais conselheiros do TCERR.

Simone Souza é a segunda mulher a integrar o corpo de membros na história da instituição, ampliando a participação feminina na corte de contas. Em seu discurso, a nova conselheira manifestou seu agradecimento a todos que contribuíram para esse passo importante em sua trajetória profissional, reconhecendo a importância do desafio de contribuir para o zelo do Estado de Roraima. “Aos meus colegas conselheiros, agradeço pela recepção carinhosa, ao passo que me coloco inteiramente à disposição para somar junto a vocês e cumprir essa missão tão importante, que é servir ao povo roraimense com excelência. Contem com meu apoio sempre.”

A conselheira Cilene Salomão, que fez o discurso de recepção à nova integrante, deixou registrado o orgulho que é receber mais um membro que auxiliará na nobre missão de fiscalizar o erário, mas, sobretudo, por se tratar de uma mulher. “Para tanto não basta agir no tempo certo, atuando de forma concomitante, desde a orientação do gestor até a sua eventual sanção. É preciso que tenhamos autonomia, independência e coragem, mas isso, parece-me atributos inerentes às mulheres”, finaliza.

Cilene ressaltou, ainda, que em pleno século 21, apenas 26 vagas, das 226 cargos de conselheiros no país são ocupadas por mulheres, segundo dados da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), embora os avanços e as conquistas femininas nas últimas décadas tenham sido significativas, essa isonomia ainda não é uma realidade. 

O presidente do TCERR, conselheiro Célio Wanderley, saudou a nova conselheira, e disse que desde que assumiu a presidência teve a preocupação de fazer uma gestão compartilhada, onde os todos os membros contribuem com a condução da instituição, e espera contar com a parceria da nova integrante, que, sem dúvida, vem somar e abrilhantar a corte de contas. 

A NOVA CONSELHEIRA – Simone Soares de Souza é graduada em  Contabilidade pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), desde 1999, com MBA em Auditoria Pública, pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia, desde 2003. É casada com Antônio Denarium, natural de Brasília (DF), e é residente em Roraima há mais de 30 anos.

Ela atuou em diversos cargos na administração pública estadual, como secretária de Estado Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social, de setembro de 2021 a dezembro de 2022, e como secretária de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social, em 2018. Foi contadora efetiva na Boa Vista Energia S/A de janeiro de 2006 a junho de 2015 e chefe do Controle Interno da Casa Civil, de outubro de 2004 a fevereiro de 2006. 

Exerceu também os cargos de presidente da Comissão Permanente de Licitação, na Fundação de Educação Superior de Roraima (Fesur) e a Função de Assessoramento Temporário (FAT), na Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desportos. Contadora inscrita no Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRC/RR), teve a inscrição baixada por solicitação a partir de fevereiro de 2016.

Em sua experiência profissional constam, ainda, aprovações e nomeações em concursos públicos, além de cursos, seminários estudos e qualificações na área de planejamento, licitações e contratos, gestão e outros.

Fonte: TCE-RR