Cumprindo mais uma etapa do processo de modernização de suas ações, o Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) implantará um novo sistema que permitirá a entrega da prestação de contas pelos jurisdicionados ao Tribunal por meio eletrônico a partir de janeiro de 2014.
Trata-se do Sagres (Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade), desenvolvido pelo TCE do Piauí, por meio do qual serão coletadas informações a serem transmitidas pelos jurisdicionados em formato de arquivos eletrônicos para formação de um banco de dados. A implantação será feita em duas etapas, sendo a primeira reservada à administração municipal e a segunda à estadual e demais poderes.
Conforme informou o diretor de Tecnologia da Informação (Ditin), Bruno Figueiredo, o TCE-RR considerou o momento oportuno para implantação do sistema porque vem atender à necessidade de consolidar todas as informações contábeis dos órgãos municipais e estaduais, com o objetivo de conferir maior transparência na gestão dos recursos públicos. Além disso, os registros contábeis a serem enviados pelo sistema já estarão em conformidade com os padrões do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), e com a nova estrutura contábil que deverá ser obrigatoriamente implementada por todas as entidades públicas para o exercício de 2014, de acordo com o que determina a Portaria nº 753/2012, da Secretaria do Tesouro Nacional.
O diretor da Ditin esclarece ainda que até o final de novembro será editada e publicada instrução normativa regulamentando o assunto, e que está prevista a realização de encontro com os jurisdicionados, contadores e programadores dos entes públicos para esclarecimentos e orientações do TCE-RR sobre a operacionalização do sistema. Bruno aproveita para advertir os órgãos jurisdicionados sobre a necessidade de adequação dos seus sistemas de informação existentes ou a contemplação de novas funcionalidades nos procedimentos de contratação de sistemas informatizados de orçamento, contabilidade e finanças.
Por isso, desde já o TCE-RR disponibiliza sua equipe de TI para orientação técnica dos responsáveis pela contabilidade e tecnologia da informação nos órgãos jurisdicionados, que pode ser contatada pelo telefone nº 2121-4572, falar com Raquel ou Maquizane, ou pessoalmente, no prédio localizado na Av. Cap. Ene Garcez.