Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RS: Atendimentos da Consultoria Técnica aumentam 69,85%

A Consultoria Técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou 5.012 atendimentos em 2013, superando os números de 2012, que chegaram a 3.501. Do total de consultas efetuadas no ano passado, 72,30% (3.624) foram realizadas por telefone, 8,41% (422) pessoalmente e 7,36% (369) através do Fale Conosco, no portal da instituição.

As informações mais buscadas pelos gestores em 2013 foram referentes à remuneração, Lei de Responsabilidade Fiscal, controle interno, terceirização de serviços, nova contabilidade aplicada ao setor público, licitações e assuntos relacionados a programas de saúde pública.

De acordo com o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, o crescimento de 69,85% nos atendimentos realizados pela Consultoria evidencia o comprometimento da instituição com a atuação orientadora, de caráter pedagógico e preventivo. “Os esclarecimentos das dúvidas trazidas pelos gestores podem servir de subsídios para a tomada de decisões. Compartilhamos com os gestores as preocupações voltadas para o aperfeiçoamento da governança”, disse.

O objetivo da do setor é proporcionar esclarecimentos aos jurisdicionados e ao corpo técnico do TCE-RS, colaborando também com cursos, palestras e conferências. O atendimento pode ser acionado através do Fale Conosco, no Portal da Corte, pelo telefone (51) 3214-9803, ou ainda pessoalmente, na sede do Tribunal (Rua 7 de Setembro, 388, no Centro Histórico de Porto Alegre).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.