A primeira reunião com os quadros técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), ocorreu nesta quarta-feira (24), na sede do Tribunal, em Porto Alegre.
A parceria entre o TCE e o Fundo resultará em um projeto-piloto para a capacitação dos gestores municipais e dos órgãos de controle interno das prefeituras quanto aos investimentos aplicados na área da Educação.
Nessa primeira etapa, de estruturação dos trabalhos, os servidores do FNDE apresentaram os programas da pasta e relataram as principais dificuldades na comunicação com as prefeituras. “Muitos gestores nos procuram apenas quando estão com alguma pendência – geralmente simples de serem resolvidas. O nosso objetivo é criar um canal de diálogo com essas pessoas, prevenindo e orientando para que esses erros não aconteçam”, explicou o diretor Gilvan Silva Batista, da Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais (DIGAP), do FNDE.
O conselheiro Cezar Miola, que preside o Comitê Técnico da Educação (CTE) do Instituto Rui Barbosa (IRB), apresentou o trabalho do CTE e colocou seu corpo técnico à disposição para auxiliar na aproximação com os gestores. “Essa troca de conhecimentos é fundamental para qualificar a gestão de recursos em uma área essencial para o País. Tenho certeza que será uma parceria com resultados muito positivos”, disse.
A ideia é que, a partir dos resultados obtidos pela iniciativa, a experiência seja replicada e aproveitada pelos Tribunais de Contas do País. Outras reuniões devem ocorrer ao longo deste ano para alinhar os próximos passos e colocar o projeto-piloto em prática.
Audiodescrição: a imagem mostra, em primeiro plano, pessoas reunidas em uma grande mesa retangular de madeira. Sobre a mesa, há folhas brancas espalhadas. De costas para câmera, no centro, está Cezar Miola, conselheiro do TCE-RS. Tanto do lado direito quanto do lado esquerdo há várias pessoas, todas sentadas em cadeiras de tom vermelho. Ainda no lado esquerdo, no fundo da foto, dois homens estão sentados em cadeiras pretas. A parede do fundo da foto é da cor cinza, enquanto a parede do lado direito é de tom bege. No lado direito da foto é possível ver uma porta de madeira (fim da descrição).