Para o presidente do TCU, Augusto Nardes, a integração com os Tribunais de Contas dos estados e municípios potencializa as ações de fiscalização. “As auditorias coordenadas favorecem o intercâmbio de experiências, promovem a capacitação dos participantes, ajudando a fomentar, também, o avanço das instituições de controle.”
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Cezar Miola, destacou o trabalho realizado em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), durante a inauguração das novas instalações da Secretaria de Controle Externo (SECEX), na manhã desta segunda-feira (26), em Porto Alegre. Entre as ações de cooperação está a radiografia da governança pública dos municípios do Estado. “O trabalho identificará as estratégias gerenciais adotadas pelas administrações, como o planejamento das aquisições e da execução das despesas públicas, identificando deficiências locais e oferecendo alternativas para o aprimoramento das gestões”, disse.
Cezar Miola também ressaltou o trabalho desenvolvido pelos servidores dos órgãos de controle. “A nossa maior riqueza são os nossos funcionários. Temos um corpo técnico de excelência. Procuramos investir na área de recursos humanos, com capacitações e treinamentos constantes”.
Participaram do encontro, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino, o deputado estadual Ernani Polo, o presidente da Câmara de Vereadores Capital, vereador Professor Garcia, os diretores Geral e de Controle e Fiscalização do TCE-RS, Valtuir Pereira Nunes e Leo Richter, respectivamente, o coordenador do Centro de Gestão Estratégica de Informação para o Controle Externo do TCE-RS, Paulo Eduardo Panassol e servidores dos Tribunais de Contas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Priscila Oliveira)