TCE-RS participa da abertura do 47º Congresso de Técnicos Fazendários

O presidente do TCE-RS, Cezar Miola, foi o palestrante da abertura do 47º Congresso da Associação Riograndense de Técnicos em Administração Fazendária Municipal (Artafam), que ocorre em Tramandaí até a próxima quinta-feira (11). O conselheiro destacou a importância do debate promovido pela categoria, especialmente no momento histórico em que vive a sociedade brasileira a partir das mobilizações nas ruas.

Miola defendeu a ampliação da transparência em todos os aspectos da gestão pública. “Vivemos em um período de inquietude, insatisfação e até de violência, mas a exteriorização do sentimento daqueles que saem às ruas é buscar o bem comum, e o Estado moderno surgiu exatamente para isso”, enfatizou. O presidente ainda criticou o atual modelo de distribuição tributária nacional, concentrado no governo federal. O presidente também antecipou aos participantes que na próxima quarta-feira, dia 10, o Pleno do TCE-RS deve aprovar uma resolução com orientações aos municípios sobre maneiras de incrementar e a arrecadação municipal.

O 47º Congresso da Artafam, que objetiva aprimorar a linguagem contábil e orçamentária do setor público, contou também com as palestras do diretor-geral do TCE-RS, Valtuir Pereira Nunes, e do supervisor de Auditoria Municipal, Leo Richter. O presidente da Artafam, Júlio André Delgado, fez um agradecimento especial. “A orientação do Tribunal de Contas aos partici-pantes do encontro qualifica nossa categoria e melhora a gestão pública como um todo”, elogiou Delgado.

Leave a Reply