Na última quinta-feira (13), representantes das ouvidorias do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), do Governo do Estado e da Secretaria da Educação estiveram reunidos para avaliar ações conjuntas de implementação do projeto “Ouvidoria vai à escola”. Durante o encontro virtual, o conselheiro-ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola, enfatizou a relevância do controle social, destacando a necessidade de desenvolver essa prática nas escolas.
Segundo Miola, a “força transformadora da educação precisa ser também utilizada em prol do fortalecimento e exercício pleno da cidadania”. O projeto pretende difundir o conhecimento a respeito do funcionamento do Estado, da divisão e atribuições dos poderes e da lógica de participação comunitária na tomada de decisões públicas.
A ouvidora-geral do Estado, Viviane Furtado Milhiavacca, sugeriu a expansão do projeto para outras instituições do Estado, como parte do programa “O RS te escuta”, ampliando o alcance das ouvidorias e promovendo maior engajamento cívico entre os jovens.
Uma nova reunião deve ser agendada com os integrantes do programa para viabilizar a iniciativa. De acordo com Cezar Miola, a ação reflete o compromisso das ouvidorias em promover uma cultura de participação e controle social, fatores de fortalecimento da democracia e de incentivo à formação de cidadãos conscientes e atuantes.
Fonte: TCE-RS