TCE-SC disponibiliza painéis para acompanhamento de metas dos planos estadual e municipais de Educação

Em conjunto com onze instituições, o Tribunal de Contas de Santa Catarina disponibiliza ao público o Projeto Lume: um portal que apresenta painéis interativos, construídos com base em dados oficiais, que permitem o acompanhamento das metas e estratégias dos Planos Municipais de Educação e do Plano Estadual de Educação.

Duas novas metas foram inseridas na página virtual: uma em relação à formação continuada e pós-graduação de professores, e outra sobre os planos de carreira para os profissionais do magistério.

Espera-se que 75% dos professores da educação básica tenham pós-graduação até 2024 no estado, número que hoje está em 66%. Além disso, o painel revela que apenas 45% dos docentes são efetivos, mas o objetivo é que este dado suba para 80%.

Segundo o conselheiro substituto, Gerson dos Santos Sicca, a iniciativa auxilia a governança e a gestão pública. Os painéis apresentam uma visão abrangente da realidade de Santa Catarina por meio de gráficos, mapas e tabelas, permitindo consultas específicas por município, região, macrorregião e ano, além de opções de busca no menu.

A ferramenta é de acesso público para gestores, pesquisadores e para a sociedade em geral. Para consultar, digite www.lume.tce.sc.gov.br em seu buscador.

A ferramenta foi desenvolvida pela Diretoria de Informações Estratégicas e pela Diretoria de Tecnologia da Informação do TCE catarinense, em colaboração com instituições como o Ministério Público do Estado, do MP junto ao Tribunal de Contas e da Assembleia Legislativa.

Escute o boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.