TCE-SE esclarece dúvidas sobre critérios de avaliação de transparência

Controladores internos e responsáveis pelos portais de transparência das prefeituras, câmaras municipais e demais órgãos públicos sergipanos assistiram ao plantão de dúvidas on-line promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE) nesta quarta-feira, 28, com foco no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). 

Desenvolvida pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), através da Coordenadoria de Auditoria Operacional (Caop), a ação reuniu cerca de 100 participantes de forma simultânea – todo o conteúdo também foi gravado e será disponibilizado no site do TCE. PHOTO-2023-06-28-10-34-30 2.jpg

“Nos colocamos à disposição dos responsáveis pelos portais de transparência para esclarecermos todas as dúvidas que surgiram, de modo a reforçar o treinamento presencial que já fizemos no início deste mês”, comentou o coordenador de Auditoria Operacional do TCE, Fernando Marcelino.

Segundo ele, os aspectos levantados com mais frequência são relacionados a licitações, contratos, recursos humanos, entre outros. “Acredito que o encontro foi bastante satisfatório, pois conseguimos atingir o objetivo de esclarecer todas as dúvidas”, colocou. 

IMG_2869.jpg
A analista de controle externo II, Vanessa Seixas, e a analista de controle externo I, Aline Lima, também participaram da reunião virtual e interagiram com os representantes dos órgãos jurisdicionados. 

No último dia 6 foi iniciado o período de autoavaliação dos portais, cujo prazo final segue até 14 de julho. Ao todo, serão analisados mais de 100 itens para posterior definição dos índices de transparência dos órgãos públicos em todo o país.

Este é o segundo ciclo do PNTP, iniciativa da Atricon, juntamente com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

Fonte: TCE-SE