A Reunião de Assistência Técnica para Monitoramento e Acompanhamento dos Planos de Educação organizada pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC) ocorreu na última terça-feira (11) no Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC). Cada plano de educação definiu os atores responsáveis pelo seu monitoramento e avaliação, como as comissões coordenadoras e equipes técnicas, nos estados, no Distrito Federal e nos municípios.
A reunião contou a presença da conselheira presidenta do TCE/AC, Naluh Maria Lima Gouveia, dos analistas de controle externo, Gustavo Maia, Fernanda Santana, Jeú Campelo Bessa, Maria Valdizia, Gabriela Assis, Jeanine Lykawra, Arão Cavalcante, Luís Gustavo, Valter Souza da Silva, coordenador estadual do Conselho Nacional de Secretários de Educação e Eduardo Eberhardt que compõe a equipe de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU).
Durante a reunião, Ana Lúcia Galvão Moreira, avaliadora educacional da Sase/MEC que também representa a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), apresentou a estrutura da rede de assistência técnica de monitoramento e avaliação dos planos de educação, as etapas a serem desenvolvidas nesse processo e os materiais e as ferramentas tecnológicas disponibilizados para a ação. A avaliadora destacou que o objetivo do trabalho é prestar assistência técnica aos responsáveis pelo processo de monitoramento e avaliação dos planos de educação.
“A reunião no Tribunal de Contas é de suma importância para que possamos analisar o que realmente está sendo feito quando se diz respeito ao Plano Nacional de Educação. O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos”, explica.