TCM do Ceará mostra a goianos como faz fiscalização e controle

Para conhecer o sistema de fiscalização e controle adotado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE), sobretudo na análise das prestações de Contas de Gestão e de Governo, auditores do controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) foram enviados a Fortaleza em viagem de observação. Durante três dias receberam informações detalhadas e ouviram palestras sobre temas específicos.

Inicialmente foi apresentado aos auditores o processo de recebimento de contas dos gestores municipais. O foco principal foi dirigido à recepção das prestações de Contas de Gestão e de Governo, que agora é realizada, exclusivamente, por meio do processo eletrônico. Em complemento, tiveram oportunidade de conhecer aspectos relacionados à metodologia de fiscalização.

O Auditor do Controle Externo do TCM-GO, Petrônio Pires, considera que a visita irá contribuir para o aperfeiçoamento da atividade de fiscalização de contas da instituição goiana, via implantação de projetos que tenham o TCM-CE como referência. “Acredito que, com base nos modelos desenvolvidos pelos cearenses , O TCM-GO poderá fazer ajustes em sua própria fiscalização, inclusive aderindo aos modelos de processo eletrônico e de visitas aos municípios“, acrescentou.

A diretora de Assistência Técnica e Planejamento do TCM-CE, Daniele Jucá, acredita que essa é uma oportunidade para o intercâmbio de experiências entre as Cortes de Contas. “Apresentar nossas experiências é de suma importância para tentar contribuir. Seja com o Tribunal de contas municipais Goiás ou de outros Estados”.