TCM do Pará, UFPA e MPCM iniciam programação de cursos

TCM-PA, MPCM-PA e UFPA, através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Núcleo de Meio Ambiente (Numa) vão realizar, de janeiro a maio, 20 cursos de extensão universitária, dentro do Programa de Capacitação Continuada para Fortalecimento da Gestão Municipal Sustentável, para todas as prefeituras do Estado. Os cursos estão sendo realizados em sete municípios polos, com a participação de servidores públicos dos municípios vizinhos.

Segundo o professor Juan Hoyos, coordenador geral do Programa/Cursos UFPA/TCM/MPCM, os cursos já contam com 845 servidores públicos inscritos. A iniciativa atende orientação do presidente do TCM-PA, conselheiro José Carlos Araújo, que entende ser a capacitação e qualificação dos servidores públicos e dos agentes políticos como prefeitos, presidentes de câmaras municipais e vereadores, o melhor caminho para levar o desenvolvimento econômico e social aos municípios.

No mês de janeiro foi realizado no município de Bonito o curso “Desafio da Gestão Pública Municipal: Gerenciar Pessoas e Planejar Estrategicamente Políticas Públicas”.

Em fevereiro foram realizados os seguintes cursos: em Nova Ipixuna, os cursos de “Controle Social Interno e Externo” e “Planejamento Estratégico, Operacional e Tático Governamental”; em Tailândia, os cursos “Elaboração de Planos e Projetos de Governo” e “Gestão Orçamentária, Financeira e Patrimonial”; na sede do TCM-PA, em Belém, o curso “Planejamento Estratégico, Operacional e Tático Governamental”; em Xinguara, o curso “Controle Social Interno e Externo” e o curso “Execuções Orçamentária e Financeira”; em Anajás, o curso “Desafio da Gestão Pública Municipal: Gerenciar Pessoas e Planejar Estrategicamente Políticas Públicas”. Ainda em fevereiro, no período de 26 a 28, na sede do TCM-PA, em Belém, será realizado o curso “Diagnóstico Municipal – Estudo de Cenários Municipais”.

Leave a Reply