TCM-GO apoia realização de congresso para boas práticas na Gestão Pública

Foi aberto na noite desta terça-feira (18), no Centro de Convenções de Goiânia, o II Congresso Goiano de Municípios (II CGM), promovido pela Associação Goiana de Municípios (AGM), com o apoio do TCM GO. O evento tem o tema “Boas Práticas para a melhoria na Gestão” e será realizado até o dia 20 de março. Ao todo, 27 palestras estão disponíveis na programação.
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o Conselheiro Honor Cruvinel, que participou da mesa de abertura, elogiou a iniciativa da AGM afirmou que o TCM é parceiro dos gestores que têm responsabilidade de conduzir bem o erário. “A maior preocupação do Tribunal é falta de planejamento dos prefeitos que assumem o cargo. Os desafios a serem enfrentados hoje com todo emaranhado de leis que os gestores têm de cumprir, podem gerar várias dificuldades à administração”.
Honor Cruvinel comentou ainda que o Tribunal tem investido nos últimos anos na formação e qualificação dos gestores e servidores municipais por meio de cursos, encontros regionais, seminários e palestras oferecidas pela Escola de Contas do Tribunal. “Qualificação é o caminho, acreditamos não haver outra saída para gestor público”, comenta o Presidente do TCM GO.
A necessidade da revisão do Pacto Federativo foi amplamente discutida durante a abertura. O presidente da AGM, Cleudes Baré Bernardes, afirmou que os desafios são constantes para os gestores municipais, já que as demandas são crescentes e os recursos são escassos.  “Precisamos de uma distribuição mais justa dos recursos. Onde as pessoas moram? Onde estão as demandas? Quem é mais cobrado? São os prefeitos, que estão mais próximos do cidadão e conhecem as necessidades da população”, ressaltou Cleudes Baré.
Evento
Das 27 palestras ministradas no congresso, o Tribunal contribuirá com os temas:
O Processo Orçamentário e a Lei de Responsabilidade Fiscal, que será exposto pelo Secretário de Controle Externo, Petrônio Pires de Paula, hoje (19), às 14h; Adesão a Registro de Preços do TCM, que terá como palestrante o Conselheiro Substituto Vasco Cícero Jambo, amanhã (20) às 8h30; e a palestra Previdência Própria: Visão do TCM, que será ministrada pela Auditora de Controle Externo, Ana Paula Caceres, às 9h40.
Ontem (18), o Diretor de Planejamento e Implementação de Sistemas, Rodrigo Zanzoni, contribuiu com a palestra Entendendo as Mudanças da Nova Contabilidade Pública.

Leave a Reply