O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) convocou, por meio do Ofício Circular nº 14/2025, os controladores internos e responsáveis pela transparência das unidades gestoras municipais para o treinamento do ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). O evento está sendo realizado de forma remota até dia 3 de abril, das 9h às 12h. Quem perdeu as aulas já ministradas poderá assisti-las (gravadas) no portal da Escola de Contas
A capacitação visa orientar os gestores sobre os critérios da autoavaliação dos portais da transparência, primeira etapa do PNTP, conduzido nacionalmente pela Atricon e apoiado por todos os tribunais de contas do país.
O TCMGO ressalta que a autoavaliação é obrigatória e de responsabilidade das próprias unidades gestoras. Os entes municipais que não realizarem essa etapa terão suas notas automaticamente zeradas no processo de avaliação da transparência pública.
Os portais com os melhores desempenhos receberão certificados de qualidade nos níveis prata, ouro ou diamante, a serem entregues em cerimônia oficial no fim do ano.
As inscrições para o treinamento devem ser feitas pelo Sistema Sophos, no endereço: https://tcm.go.gov.br/sophos.
Fonte: TCM-GO