TCMPA é pioneiro do Brasil em usar webtoon para fortalecer controle social

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) lançou, na manhã desta quarta-feira (11), o primeiro webtoon da história da Corte de Contas para alertar a população sobre a necessidade de fiscalizar o dinheiro público e a efetividade dos serviços municipais. Os webtoons são histórias em quadrinhos publicadas online, tipo mangás, em formato de leitura contínua através da barra de rolagem virtual e geralmente acessíveis de forma gratuita.

Com o título “Família Oliveira de olho na gestão pública”, o primeiro webtoon do TCMPA destaca a conversa de um núcleo familiar tipicamente paraense sobre a diferença entre o papel das prefeituras e das câmaras de vereadores. “Através de uma linguagem direta e de fácil leitura, queremos levar informação simplificada aos cidadãos sobre a importância de acompanhar e fiscalizar a aplicação do dinheiro público dentro de sua cidade e saber que isso impacta diretamente na qualidade de vida de cada pessoa”, comentou o presidente do TCMPA, conselheiro Sérgio Leão, sobre a relação que a história traz com a listagem de gestores municipais que tiveram as prestações de contas reprovadas pelo Tribunal com o período eleitoral.

Ele também enfatizou que essa nova abordagem do Tribunal em estar mais próximo da população e com novos produtos faz parte da implantação do programa “TCM 180 Graus”. “Nosso trabalho está focado em andar junto com a população, atendendo aos seus anseios e melhorando os serviços municipais. Para isso, o próprio cidadão precisa ter ciência do seu papel nesse controle da aplicação do dinheiro público, sabendo como fiscalizar”, destacou Leão.

A escolha do webtoon para informar a população sobre como ela pode participar de forma mais cidadã e esclarecida da melhoria da gestão pública municipal se deu em decorrência do crescimento desse tipo de publicação, principalmente entre os jovens. “Buscamos trazer a temática, que ainda é desconhecida por parte da sociedade, de forma humanizada, leitura objetiva, valorizando nossas raízes e, ao mesmo tempo, linkados com o que está em crescente consumo pelos nossos públicos”, informou o assessor de Comunicação do TCMPA, Marcelo Oliveira, sobre o desenvolvimento do tema do papel das prefeituras e das câmaras municipais e essa relação da fiscalização pelos órgãos de controle, como é o caso do TCMPA, e pela sociedade. Ele concluiu apontando que todo o processo criativo da peça foi realizado pela Assessoria de Comunicação do Tribunal, incluindo servidores e estagiários, o que gera impacto social com economicidade do erário.
O webtoon do TCMPA está disponível no portal institucional, nas mídias sociais da Corte de Contas – Facebook, Instagram e Twitter (@tcmpara) e por aplicativo de mensagens instantâneas em PDF interativo e formato epub, extensão de arquivo específico destinado para e-books em smartphones, tablets e outros, como Google Play Livros para Android, sReader para iOS e Nokia Reading para plataforma Windows.

História

A família Oliveira, que protagoniza o primeiro webtoon do TCMPA, é paraense e composta por cinco membros, que são afetados diretamente por serviços públicos municipais de diversas áreas. Os dois jovens filhos do casal são estudantes da rede pública de ensino. Ana Clara, a filha mais velha, votará pela primeira vez em 2020. A mãe Cecília é enfermeira do sistema público de saúde, o pai Miguel é autônomo e o avô, seu Emanuel, é cadeirante. Já o menino, Samuel, filho mais novo do casal Cecília e Miguel, está na adolescência e sonha em ser jogador de futebol profissional.
“Além da representatividade de grupos sociais, a família criada exclusivamente para o webtoon do TCM vai mostrar a realidade vivida pelos cidadãos no uso de serviços municipais de educação, saúde, mobilidade e outros. E contar em histórias como a população pode fortalecer o controle social, que é aquele exercido pelos cidadãos, e mudar para melhor a realidade daquele município junto com Tribunal” finalizou Sérgio Leão, conselheiro presidente do TCMPA.
Os integrantes da família Oliveira estarão presentes em novas histórias de webtoons que serão lançadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios sobre cidadania.

https://www.tcm.pa.gov.br/noticias/tcmpa-e-pioneiro-do-brasil-em-usar-webtoon-para-fortalecer-controle-social/