TCU promove seminário para discutir desafios para um ensino médio de qualidade

O Tribunal de Contas da União (TCU) promoverá, no dia 1º de julho, o Seminário Desafios para um Ensino Médio de Qualidade, objetivando discutir questões a serem enfrentadas no aprimoramento do ensino médio brasileiro com profissionais da área de educação, acadêmicos e representantes de organizações da sociedade civil. O evento será organizado em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) na sede do TCU em Brasília. Os resultados subsidiarão a auditoria coordenada no ensino médio que está sendo realizada pelo TCU em conjunto com outros 29 tribunais de contas brasileiros.

A necessidade de análise da qualidade de ensino na etapa final da educação básica foi um dos fatores que motivou a realização do evento. A intenção é formular propostas para a melhoria do sistema educacional por meio da avaliação dos resultados apresentados pelos alunos em testes padronizados – como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) –, mas também sugerir os caminhos para se obter uma oferta de ensino médio que atenda às necessidades da população. A questão envolve a etapa de formulação de políticas específicas por parte dos entes federados, passando pela gestão dos sistemas de ensino médio, até as condições de oferta do ensino médio pela rede de escolas.

Segundo dados do censo escolar, em 2011 as taxas de abandono e reprovação no ensino médio foram, respectivamente, de 9,5% e de 13,1%. Além disso, o desempenho dos concluintes do ensino médio, no Saeb, aponta para uma ampla lacuna a ser vencida pelo Estado em prol da melhoria de desempenho dos atuais e futuros alunos. A média de aproveitamento dos estudantes em disciplinas essenciais, como português e matemática, indica que eles não dominam competências e habilidades requeridas pelo mundo moderno.

Confira AQUI a programação.

Serviço:
Seminário Desafios para um Ensino Médio de Qualidade
Data: 1º de julho, às 9 horas
Local: Plenário do Tribunal de Contas da União – 2º andar do anexo III
Setor de Administração Federal Sul – SAFS Quadra 4, Lote 1 – Brasília – DF

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

Leave a Reply