TCU realiza Diálogo Público em Recife para melhoria da governança

Falhas nas licitações, em contratos e convênios firmados e problemas nos projetos básicos e executivos são exemplos de problemas comuns encontrados nas fiscalizações do Tribunal de Contas da União. Para atuar nas causas dessas questões, o TCU realiza na próxima segunda-feira (2), o Diálogo Público – para a melhoria da governança pública, em Recife (PE).

O evento será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, a partir das 9h. O Diálogo Público contará com a presença de ministros do TCU e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, além de gestores e prefeitos da região.

Nos últimos três anos, o TCU emitiu 182 condenações em débito, entre gestores, empresas e prefeitos pernambucanos, cujos valores somaram mais de R$114 milhões, desconsiderando eventuais recursos providos. No mesmo período, foram aplicadas multas que passam de R$ 4,2 milhões, no total. A intenção do TCU é atuar de forma pedagógica para auxiliar gestores a adotar medidas que evitem, já na origem, irregularidades que se repetem ano após ano, sem abrir mão de apurar a legalidade dos atos da administração.

O Diálogo Público traz como tema a melhoria da governança. Serão apresentados conceitos de governança para o aprimoramento da gestão e temas como licitações e contratos, convênios, controle interno e aspectos gerais da gestão previdenciária.

Mais de duas mil pessoas, entre prefeitos, secretários estaduais e municipais, servidores públicos, representantes de estatais e profissionais do setor privado, já participaram das edições anteriores. Antes de Recife (PE), o Diálogo Público passou por Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Belém (PA) e Brasília (DF). As próximas edições serão realizadas, ainda neste ano, nas cidades de Rio de Janeiro, Manaus e São Paulo.

As inscrições são gratuitas. Confira a programação.

Leave a Reply