Transparência e equilíbrio são receitas para uma boa gestão, diz Casagrande

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi um dos palestrantes do segundo dia do XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, que acontece em Vitória até a próxima sexta-feira (6) no Centro de Convenções da Capital. Ele fez parte da conferência “Os Tribunais de Contas e a Sociedade”, que contou também com a presença de várias autoridades, entre elas, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sebastião Carlos Ranna.

A palestra sobre o Controle Social, Transparência e Políticas Públicas, que fez parte da conferência, também contou com a participação do gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick.

Na manhã desta quarta-feira (4), diante de um auditório lotado, Casagrande destacou a importância de se promover mais transparência às contas públicas.

“Nós temos que ter clareza que a transparência é um instrumento fundamental para termos qualidade nos gastos”, disse.

O governador lembrou ainda que a sociedade está mais rigorosa na avaliação dos gestores e de olho no equilíbrio das contas. “Não tem jeito de gastar bem e ter transparência se não tiver um bom modelo de gestão. Esse é o primeiro passo para se ter qualidade no gasto da administração pública”.

Durante sua palestra, ele apresentou o mapa estratégico que foi colocado em prática durante seu mandato. Entre as metas estão a gestão para quem mais precisa e o desenvolvimento equilibrado do Estado.

O chefe do Executivo capixaba frisou também que apesar da crise financeira, o Estado conseguiu manter o equilíbrio fiscal e o investimento de R$ 1 bilhão. Durante seu discurso, criticou a ausência dos recursos do Governo Federal para obras de infraestrutura no Estado, como por exemplo, no setor portuário.

Apesar da ausência da União, o governador comemorou a atual situação do Espírito Santo, mas afirmou que é preciso ter cuidado para que não se deixe escapar o que foi conquistado.

“Nós temos um Estado equilibrado e bem posicionado. Esse é um patrimônio que conquistamos e não podemos abrir mão dele. Para isso, muitas vezes, precisamos ir contra o que as pessoas desejam. O desejo das pessoas não cabe no nosso orçamento. Tem que saber administrar e controlar a expectativa. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo”, pontuou.

Sobre o acesso à informação do seu governo, o socialista destacou a criação do Portal da Transparência, que está entre os mais bem avaliados do país.

“É uma ferramenta importante. Temos cerca de 15 mil acessos diários e tem sido importante para a imprensa e o cidadão, já que permite identificar, por exemplo, distorções de salário”.

O Congresso

O XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), partilhada com o Tribunal de Contas do Espírito Santo, como anfitrião, o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

Serviço:

XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil

Quando: 03 a 06 de dezembro

Local: Centro de Convenções de Vitória

Leave a Reply