O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, e a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheira Waltânia Alvarenga, assinaram, na terça-feira, (25), contrato de licenciamento de solução de tecnologia da informação. A parceria tem como objetivo o licenciamento de uso pelo TCE, bem como a concessão de acesso, sem fins comerciais, do Busca Textual, programa desenvolvido pelo TCU que facilita e agiliza a recuperação de informações para o controle, por meio da busca de dados em acórdãos, processos e diário oficial.
Nardes destacou a importância da ação conjunta e do trabalho de cooperação entre os tribunais para a melhoria da governança no País. “O grande gargalo do Brasil é a governança, e são poucas as instituições que podem mudar esse cenário. O Tribunal de Contas da União é uma delas, e por isso temos que avançar e trabalhar em conjunto para que o País avance também”, avaliou.
Ele lembrou, ainda que é importante promover e disseminar boas práticas desenvolvidas por diversos órgãos governamentais. “Parcerias, como essa, são fundamentais para o alcance desse propósito, na medida em que o intercâmbio de tecnologias evita o custo de desenvolvimento ou até mesmo a compra de soluções de TI equivalentes no mercado, propiciando ganhos de eficiência com baixo custo para os cofres públicos”, disse.
A presidente do TCE-PI ressaltou que o órgão vai se espelhar na atuação do Tribunal de Contas da União e investirá na capacitação de servidores e conselheiros para aprimorar os trabalhos de auditorias no estado piauiense.