Tribunal de Contas da União alerta que não efetua recadastramento de contas de prefeituras

O Tribunal de Contas da União (TCU) alerta que não efetua recadastramento de contas de prefeituras. Igualmente, não realiza manutenção de portais de qualquer instituição.

Recentemente, o TCU foi informado sobre ligação de suposto servidor do órgão solicitando envio de dados e de documentação por e-mail para recadastramento urgente de contas de prefeitura. O suposto servidor ainda teria oferecido serviço de manutenção de site.
Diante de tal fato e com o intuito de evitar possíveis danos, o TCU esclarece que NÃO executa esse tipo de ação, o que indica possível FRAUDE.

Esclarece ainda que não faz cobranças financeiras por telefone ou e-mail ou solicita depósitos bancários diretamente ao TCU em razão de processos em andamento no tribunal. Desse modo, orienta os municípios ou qualquer unidade jurisdicionada a NÃO efetuar nenhum tipo de depósito em conta de particulares.

O Tribunal fiscaliza a aplicação de recursos federais. Os débitos e multas apurados em seu trabalho de rotina por meio de auditorias, prestações de conta e tomadas de contas especiais são informados aos órgãos responsáveis pela gestão dos recursos (repassadores) ou à Advocacia-Geral da União, aos quais compete, em última análise, a cobrança da dívida e o recolhimento aos cofres da União.

Assim, orienta municípios ou qualquer unidade jurisdicionada que, em caso de recebimento de mensagens com conteúdo similar ao mencionado, entrem em contato com a Ouvidoria do TCU para esclarecimentos adicionais: ouvidoria@tcu.gov.br / 0800 644 1500

Fonte: Secom/TCU

Leave a Reply