Tribunal de Contas da União irá atuar por áreas temáticas de fiscalizações em 2013

O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou 2013 com nova estrutura. A especialização das unidades técnicas responsáveis pelas fiscalizações é mais um avanço na busca pela excelência do controle e foi a diretriz adotada para a definição da atual organização, idealizada pelo presidente do TCU, ministro Augusto Nardes.

A unidade responsável pela coordenação e execução das fiscalizações do TCU, a Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex), passou a reunir auditores e ações por área temática. A clientela do TCU agora está distribuída por quatro coordenações-gerais de controle externo: Social, Serviços Essenciais ao Estado, Desenvolvimento Nacional e Infraestrutura. Cada uma dessas coordenadorias desdobra-se em secretarias especializadas em temas como Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Administração do Estado. Ainda, foi criada uma secretaria específica para fiscalizar contratações de bens e serviços de apoio logístico dos órgãos federais.

As unidades que já possuíam alto grau de especialização foram mantidas dentro da nova estrutura. As quatro secretarias de fiscalização de obras, por exemplo, passaram a fazer parte da Coordenação-Geral de Infraestrutura. As unidades especializadas foram mantidas, porém com cotornos de atuação mais definidos.

Segundo o presidente Augusto Nardes, o foco na especialização é uma medida para fortalecer o TCU e adequá-lo às demandas da sociedade. “A ideia é fazer com que as secretarias tenham uma identidade em sua atuação. E que, a partir do amplo conhecimento em sua área, possam fazer um melhor planejamento de suas ações, além de atuar de forma mais contundente no aprimoramento dos instrumentos de governança do setor público brasileiro”, explica. “Estou muito confiante de que esse novo modelo, que é resultado de um longo processo de maturação no Tribunal, permitirá alcançar resultados ainda mais efetivos para a sociedade brasileira”.

Além das unidades diretamente ligadas às atividades de execução de fiscalização, a Segecex ainda abriga duas unidades responsáveis pela metodologia e gestão de sistemas e informação e pela análise de recursos.

Conheça a nova estrutura do TCU aqui.

Secom/ TCU

Siga o TCU no Twiter: twitter.com/tcuoficial.

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

Leave a Reply