O Tribunal de Contas do Estado do Ceará é uma das 16 instituições públicas e privadas que integram o Pacto Contra o Coronavírus no Ceará, uma iniciativa da Assembleia Legislativa (ALCE), que visa debater iniciativas para evitar nova alta de casos de Covid-19. Para isso, será realizada uma série de ações conjuntas com diversos setores da economia, em especial neste mês de julho, a fim de sensibilizar a população cearense e os visitantes sobre a relevância do tema.
A primeira reunião do grupo, realizada dia 23 de junho, contou com a presença do presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora. “O Tribunal de Contas do Ceará está engajado nesta luta em parceria com os demais órgãos e entidades integrantes do Pacto contra o Coronavírus no Estado. Vamos utilizar nossos canais de comunicação para reforçar, tanto para o público interno quanto externo, a importância de se vacinar e de tomar a segunda dose, quando for o caso. Não podemos nos descuidar. Precisamos continuar tomando os cuidados preventivos para que o número de casos não volte a crescer”, disse o Presidente.
As reuniões acontecerão mensalmente para alinhar os próximos passos do Pacto. Nos encontros, as entidades planejam estratégias e somam forças para ampliar o cadastro de vacinação e conscientizar a população de que a pandemia não acabou. De acordo com a Assembleia Legislativa, a prioridade inicial é realizar uma força-tarefa para universalizar o cadastramento de pessoas aptas a se vacinarem e o acompanhamento desses índices de vacinação.
O Pacto possui diversas ações, dentre elas a realização de campanhas publicitárias entre as empresas, os sindicatos empresariais e o diálogo com os setores envolvidos. Uma das primeiras medidas práticas é a implementação de um corpo técnico para implementar as decisões do grupo de entidades que representam o Pacto, como a definição da marca e a logística da busca ativa, bem como as atribuições de cada instituição.
Além do TCE Ceará, fazem parte do Pacto contra o Coronavírus, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); a Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL); o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE); o Ministério Público Federal (MPF); o Ministério Público Estadual (MP-CE); a Defensoria Pública do Estado do Ceará; a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE); a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa); Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS); a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); a Universidade Estadual do Ceará (Uece); e a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Saiba mais: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4625-tribunal-de-contas-do-ceara-integra-pacto-contra-o-coronavirus-no-estado