Tribunal de Contas do DF é reconhecido internacionalmente como órgão modelo de fiscalização

O Tribunal de Contas do Distrito Federal possui um corpo técnico altamente qualificado para fazer a fiscalização dos gastos públicos no DF. Dos 256 auditores de Controle Externo, 57 têm mais de uma graduação, 117 têm pelo menos uma pós-graduação e 40 têm mais de duas pós, incluindo aí pós-Doutorado.

Além disso, o TCDF é credenciado pelo Banco Mundial e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento para realizar as auditorias de recursos externos recebidos pelo Governo do Distrito Federal por meio de financiamento. Além de ser reconhecido internacionalmente como órgão qualificado para exercer esse papel fiscalizador, o TCDF gera economia aos cofres do DF, já que o governo seria obrigado a contratar uma empresa especializada para fazer esse trabalho.

O Tribunal também se destaca dentro e fora do país como modelo a ser seguido. Tanto que nos últimos dois anos, recebeu visitas técnicas de representantes da Noruega, Estados Unidos, Argentina, Angola e Moçambique, além de auditores dos Tribunais de Contas de todo o país, que vieram conhecer as práticas inovadoras desta Corte na fiscalização de recursos públicos.

Credibilidade que também é reforçada pelo certificado internacional de fiscalização de Tecnologia da Informação e Comunicação, emitido pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association), que é a Associação Internacional de Auditores de Tecnologia da Informação, com sede nos Estados Unidos.

Leave a Reply